Acabei de voltar de uma viagem de 8 dias no Périgord, uma das mais bonitas regiões da França. Com a preocupação de passar informações precisas, publicaremos vários artigos organizados da seguinte forma:
1 . artigo sobre as características da região;
2 . artigos com meu roteiro de oito dias e as informações sobre as cidades e monumentos visitados;
3 . artigo com roteiros mais curtos, consciente que nem todos dispõem de vários dias para conhecer a região.
Publicarei os artigos em datas diferentes mas todos eles terão, no final, links para as diversas matérias.
1 . Características do Périgord
a – O Périgord, há 400 000 anos, foi um dos principais refúgios para os homens originários do leste e que fugiam a era glacial. Aqui encontramos uma infinidade de abrigos sob rochas e grutas que nos relatam a nossa história, da nossa evolução. As grutas e vestígios préhistóricos da Dordogne (o nome do Departamento) fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Aqui se encontra, por exemplo, a Gruta Lascaux declarada a Capela Sixtine da Prehistória. E aqui você pode visitar Roque-St-Christophe, o maior conjunto troglotida da Europa. O Périgord possui a maior coleção de vestígios da prehistória européia.
b – O Périgord é também conhecida como sendo a região dos mil e um castelos. Dizem que é impossível contá-los. Eles foram construídos entre a Idade Média e o Renascimento. Andando pelas estradinhas do Périgord, verá um desfile de castelos. Todos bonitos.
c – O Périgord e a Dordogne fazem parte da história da cristandade. Visitar a cidade de Rocamadour e percorrer sua via sacra é repetir o gesto que os pelegrinos fazem desde o século XI. É seguir uma das etapas do Chemin de Saint Jacques de Compostela. Rocamadour é impressionante.
d – O Périgord é famoso pela sua gastronomia. Aqui estamos no país do foie gras e do magret de pato confit; na região das nozes utilizadas em diversas receitas: bolos, doces, nozes caramelizadas e pâtisseries diversas; na região dos deliciosos vinhos de Bergerac; dos queijos chamados cabécou e rocamadour; no país das trufas, o ouro negro, que você encontrará em vários cardápios dos restaurantes locais.
e – O Périgord é mundialmente conhecida pelos seus jardins. Aqueles que gostam de flores e jardins extraordinários não podem perder o Jardin de Eyrignac ou o Jardin de Marqueyssac.
f – O Périgord é a região das grutas e dos gouffres (cavidades profundas e abruptas), estamos falando de um mundo subterrâneo mágico com formações calcárias extraordinárias e a mais famosa de todas é o Gouffre du Padirac.
g – As pequenas cidades da região são lindas e dez cidades do Périgord fazem parte da lista das “Cidades mais bonitas da França”. Entre elas Beynac-et-Cazenac, Domme, Roque-Gageac. A cidade mais importante do Périgord Noir é Sarlat la Canéda.
Informações práticas:
Infelizmente o trem TGV não chega direto na região. Para quem está em Paris, a melhor solução é pegar o TGV Paris/Bordeaux, mais ou menos 3 horas de viagem. Em seguida alugar um carro e começar o roteiro do Périgord. Aqueles que não conhecem ainda esta cidade, durmam pelo menos uma noite. Bordeaux é linda e em algumas horas poderá conhecer o centro da cidade.
A melhor maneira de conhecer a região é de carro. Durante oito dias circulei com GPS e nunca me perdi.
Visitar a região na primavera e no outono é o ideal. As temperaturas são amenas e encontramos menos turistas. Em maio, pode chover. Eu estive em maio e em oito dias peguei dois com chuva, nada que impedisse os passeios. No verão o número de turistas atrapalha o prazer da descoberta. Os lugares ficam entupidos e as pequenas estradas congestionadas. No inverno, muitos restaurantes e hotéis fecham suas portas. Por isso, atenção. Mas a temperatura é amena e raramente abaixo de zero.
The post Conheça o Périgord com o Conexão Paris appeared first on .